28 outubro 2006
27 outubro 2006
Que Lindo Nome Nós Temos!
Olá Sara,
Que lindo nome nós temos, não é? Quero dizer-te que fico muito contente em saber que és como eu: gostamos de gatos, somos extrovertidas (quando gostamos e conhecemos bem as pessoas) e brincalhonas. Só que eu, para além disso, também sou muito esquecida, refilona ao máximo e distraída com a minha saúde! :(
Nao é à toa que, um dia destes, vou ter que ir para aí outra vez, pois não andei a fazer ginástica
nenhuma nas férias e estou a andar cada vez pior. Prefiro ir para o Hospital de Alcoitão, porque a saúde está em primeiro lugar. Quando estamos doentes é que damos valor à saúde, porque é para toda a vida e o resto é o que menos importa.
As pessoas da nossa idade ou quando tinham a nossa idade que tiveram o mesmo problema que nós e não se ralaram com a saúde, hoje, estão e estarão com muitos problemas físicos e
psicológicos.
É pena que haja pessoas que não pensem assim, embora não se deva julgar ninguém. Concordas comigo?
Beijitos para toda a malta de Alcoitão.
Sara Frederico
26 outubro 2006
O Que Ando a Ler
Este autor baseia-se nas lendas e no folclore de Lancashire, tal como outros escritores: Tolkien e J.K.Rowling.
Neste livro aparecem referências a figuras imaginárias como as seguintes:
Demónios - espíritos malévolos do folclore, da mitologia e da religião do mundo inteiro. Existem em todas as formas e tamanhos e quase sempre querem fazer alguma coisa ruim. Na maioria das culturas, é possível encontrar histórias terríveis de demónios e suas maldades. Embora hoje sejam reconhecidos como frutos da imaginação, os demónios foram considerados reais em outros tempos e inclusive eram responsabilizados por boa parte dos males acontecidos.
Fantasmas são as ditas aparições dos mortos. Um fantasma é o espírito ou a alma de uma pessoa que permanece na Terra depois de seu falecimento. Cada cultura no mundo contém histórias sobre fantasmas, mas as crenças divergem substancialmente de acordo com o período e local, muitas vezes discordando sobre o que são fantasmas e se realmente eles existem (respeitando a crença de cada povo).Ainda não acabei de ler o livro, mas aconselho todos a ler.
Pesquisa elaborada em
http://en.wikipedia.org/wiki/Main_Page
André Santo
As Minhas Preferidas
Elas são muito diferentes umas das outras, mas são espectaculares como cantoras e nos shows que dão.
Como estou a aprender a fazer hiperligações, vou colocar aqui o link do anúncio publicitário onde elas entram e de que eu gosto muito.
Cliquem aqui e divirtam-se!
SARA SANTANA
A Outra Sara
"Vem do hebraico e significa princesa. É uma pessoa predisposta ao sucesso profissional. A sua vontade de vencer é muito maior do que as dificuldades que possam aparecer. É uma pessoa com tendência a enriquecer."
Esta parte que diz que tenho tendência a enriquecer, eu não acredito muito. Mas está bem…
A parte da princesa? Hmmm, isso concordo! LoL
Então eu vou falar um pouco sobre mim:
Tenho 17 anos
Sou introvertida, mas, depois de conhecer bem as pessoas, gosto muito de conversar e de me divertir.
Sou um bocado maluca, quando estou com os meus amigos…
Sou fã (ok, sou completamente doida) pelo Michael Jackson.
Não tenho animais de estimação, mas adorava ter um gato, porque eu adoro gatos.
Vejam aqui o meu vídeo favorito!
Ciao, acho que já disse tudo.
Fotografia de Flávio Pais
pesquisa elaborada em:
Sara
25 outubro 2006
Amigos
João e Manel são amigos para sempre e divertem-se muito a conversar um com o outro e a ver as estrelas e a Lua.
Um dia, à noite, encontraram-se numa árvore de uma floresta e começaram a falar dos seus amores. O João contou que tinha uma namorada na escola chamada Ana. O Manel disse que também tinha uma namorada chamada Maria que andava na escola, mas não na mesma da Ana.
A Ana e a Maria já tinham passeado juntas e apanhado flores, por isso eram grandes amigas.
Um mês depois, casaram e ficaram a viver na mesma árvore.
Djelissa, 9 anos
Desenho de Black Hibiscus in http://black-hibiscus.deviantart.com/
Pesquisa elaborada no site:
http://www.deviantart.com/deviation/37046867/
20 outubro 2006
O Significado do Meu Nome
19 outubro 2006
Seurat
Cá estou eu com um novo trabalho! Desta vez de Educação Visual. Qualquer dia, ponho um desenho meu feito com pontinhos à semelhança do trabalho deste pintor que estive a estudar. :)
"Georges-Pierre Seurat nasceu numa abastada família burguesa, em Paris, e estudou na Escola de Belas-Artes, para onde entrou em 1878. O seu trabalho, influenciado pelos mestres da Renascença, caracterizava-se por ser extremamente disciplinado e ordenado. Embora influenciado pelos impressionistas, apreciando os seus valores e alicerces científicos, Seurat rejeitou a espontaneidade e a ausência de forma destes, e reintroduziu a estrutura e a formalidade na pintura.
A década de 80 foi um período florescente para as artes. Os jovens pintores sentiam-se excitados com a perspectiva do próximo século e, adoptando novas e científicas teorias da cor, procuravam criar um estilo moderno que expressasse bem essa nova época. Seurat não foi excepção, dedicou-se à técnica do impressionismo, assim como ao estudo da teoria da cor e à óptica.
Georges Seurat contribuiu para a pintura francesa ao introduzir uma técnica mais sistemática e científica, chamada divisionismo ou pontilhismo a que ele chamou Pintura Óptica. A técnica consiste em separar as cores nas suas componentes, de maneira que, em vez de serem misturadas como pigmentos e aplicadas à tela, são, desde que as vejamos à distância certa, misturadas pelo olhar.
A técnica do divisionismo utilizada por Seurat deu origem ao neo-impressionismo e foi extensivamente utilizada na arte do século XX. Pode-se dizer que a teoria do divisionismo foi o precursor da televisão e da imagem digital.
Tal como Mondrian e Leonardo da Vinci, Seurat também recorreu à técnica da simetria dinâmica, usando rectângulos de ouro nas suas pinturas."
Estes são alguns dos quadros pintados a pontos de Seurat de que eu mais gostei:
"Baignade" (1883-1884)
"The Side Show"
Pesquisa efectuada nos seguintes endereços:
http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/seurat/
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm33/Seurat.htm
Sara Fred
17 outubro 2006
Uma Bela Ideia
Obrigada pelo teu trabalho. É tão agradável ler as tuas palavras e poder saber o que fazes, mesmo que seja a Matemática onde sou um perfeito zero à esquerda. Não precisas de publicar apenas trabalhos de Língua Portuguesa. Podes publicar todos os trabalhos que faças, a partir do momento em que aches que são interessantes e os queiras mostrar ao mundo ;) Não imaginas o quão gostaria de estar perto de ti e fazer estes textos contigo. Julgo que os ciúmes da Verinha pegam-se: agora sou eu que estou com ciúmes dos teus professores!
Gostava que tivesses escolhido uma imagem para ilustrar o texto das constelações, tal como fazíamos aqui no hospital. Então resolvi ir àquele site que tem imagens magníficas e escolhi este desenho digital que foi elaborado por um amigo meu.
http://www.deviantart.com/deviation/39085398/
Também sou fã de estrelas e da Lua, como te deves lembrar. Quando era miúda inventava poemas e recitava-os para a Lua. A minha mãe nunca entendia como era possível ter uma filha tão lunática :) Contava as estrelas até me cansar... e, mais tarde, aprendi uma lenga-lenga que dizia: "Estrela, estrelinha que estás no alto a brilhar, diz-me se o rapaz que eu amo está neste momento em mim a pensar! Se uma destas três coisas acontecer: um cão ladrar (esperam-se 5 m e escuta-se com atenção se um cão ladra), uma pessoa assobiar (esperam-se mais 5 m a tentar ouvir o assobio de alguém) , uma porta bater (mais outros 5 m à espera que uma porta bata) é porque está!" É claro que esta lenga-lenga pode ser feita por rapazes, mas eles não são muito poéticos. A propósito, quando nos ofereces as tuas poesias?
Enfim, o teu texto deu-me ideias para trabalhar aqui no hospital com estes jovens muito preguiçosos que só querem brincadeira! O tema do nosso projecto, este ano lectivo, é O Mar, por isso mar e estrelas e Lua estão interligados. O mar combina com tudo, não achas?
Uma Cassiopeia de beijinhos,
Prof. Sónia
P.S. A Tété fez um comentário à tua mensagem e o André também.
Dos Mais Velhos para os mais Novos
"Um tsunami (ou tsunâmi, do japonês 津波 significa literalmente onda de porto). É uma onda ou uma série delas que ocorrem após perturbações repentinas e fortes que deslocam verticalmente a coluna de água, como, por exemplo, um sismo, actividade vulcânica, dentro ou perto do mar. Há quem identifique o termo como "maremoto" - contudo, maremoto refere-se a um sismo no fundo do mar, semelhante a um sismo em terra firme e que pode, de facto, originar um(a) tsunami.
A energia de um tsunami é função de sua amplitude e velocidade. Assim, à medida que a onda se aproxima de terra, a sua amplitude (a altura da onda) aumenta à medida que a sua velocidade diminui. Os tsunamis podem caracterizar-se por ondas de trinta metros de altura, causando grande destruição.
In the Hollow of a Wave off the Coast at Kanagawa, woodcut by Katsushika Hokusai
Uma das 36 gravuras da série Fuji, elaboradas entre 1823 e 1829, mostra um tsunami
"Embora os tsunamis ocorram mais frequentemente no Oceano Pacífico, podem ocorrer em qualquer lugar. Existem muitas descrições antigas de ondas repentinas e catastróficas, particularmente e em torno no Mar Mediterrâneo. Os milhares de portugueses que sobreviveram ao grande terramoto de Lisboa de 1755 foram mortos por um tsunami que se seguiu poucos minutos depois. Depois da grande onda atingir a terra, as águas do porto retrocederam, revelando carregamentos perdidos e naufrágios abandonados."
O Terramoto do Índico de 2004
Diagrama do epicentro do terramoto e zonas afectadas pelo tsunami
Epicentro: região da superfície terrestre onde é máxima a intensidade de um sismo e onde ele atingiu em primeiro lugar a superfície do solo.
Pesquisa efectuada em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tsunami_(onda)
http://en.wikipedia.org/wiki/36_Views_of_Mount_Fuji_%28Hokusai%29http://pt.wikipedia.org/wiki/Terramoto_do_Ãndico_de_2004
Miguel Pinto, André Santo, Sara Figueiredo e Flávio Leal
O Nosso Mar :)
Os meus amiguinhos que fizeram este desenho comigo são os seguintes: João Maria, Ana Patrícia, Sérgio Rafael e Rafaela, do 2º ano de escolaridade, da Escola Básica nº 1 de S. João do Estoril. Um beijinho para toda a turma.
Djelissa
Na Minha Escola
A setora está sempre a dizer que nunca publico nada da escola aqui no blogue, mas
na disciplina de Português estamos
a dar a entrevista e o corpo da notícia. É uma matéria muito fácil, só que ainda não começámos a ler textos, apenas noticias.
Estou a fazer um trabalho na disciplina de Ciências Físico-Químicas sobre as constelações, então aqui segue um pouco daquilo que aprendi.
Constelações são agrupamentos aparentes de estrelas, os quais os astrónomos da Antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objectos. Numa noite escura, pode-se ver entre 1000 e 1500 estrelas, sendo que cada estrela pertence a alguma constelação. As constelações ajudam-nos a separar o céu em porções menores, mas identificá-las é, em geral, muito difícil.
A constelação de que eu mais gosto é a Cassiopeia.
Sara
16 outubro 2006
Porto Brandão - A Lenda
Oi malta!
Conforme combinámos, aqui vai a lenda do "Porto Brandão", uma pequena localidade na margem sul do Tejo, perto de Almada (local com História e que já foi muito importante). Se quiserem saber mais sobre o porto Brandão usem o Link seguinte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Brandão
Rafa
11 outubro 2006
Ai os Ciúmes!!!!
A nossa Verinha é sempre a mesma. Lembra- se dos ciúmes dela?
Tenho saudades dela e de si também.
A setora pode estar em Alcoitão dia 26 de Outubro, de manhã, às 10h:00 para nos ver a mim e à Veruxca?
Mande beijinhos à Fifi (Felicidade), à Vovó (Luisa), à Tété (Teresa), à Tânia, Marta, Sandrinha, à Elisabete, à Rosinha, à Mariana, à Ana da fisio, à Sandra da fisio, às enfermeiras e enfermeiros e todos os auxiliáres .
Enfim, a todos !!!!!!!!!!!
Ahhhhhhhhhhhhhh e para si também, é claro!
Sara Fred, 14 anos
10 outubro 2006
Do Rafa para Os Amigos do Alcoitão
Olá! Chamo-me Rafael, mais conhecido por Rafa, tenho 14 anos e o meu signo é Aquário.
Gosto de falar no MSN, jogar Solitário, Damas e outros jogos! Também gosto de ouvir música (vários tipos de música). A minha disciplina favorita é Matemática, as piores são o Inglês e o Português. Não gosto de ler… Tenho uma irmã mais velha, também gosto de jogar com ela Playstation, ver televisão (Os Morangos com Açúcar). E o mais importante: sou do Benfica! Mais qualquer coisa é só perguntarem!
Rafa
05 outubro 2006
Estou com Ciúmes :(
Só porque tem meninos novos no hospital, nunca se esqueça de nós: de mim e da Sara, porque gostamos muito de si.
Vera
Olá Amiguinhos!
Para o Miguel:
Olá Miguel,
Gostei muito do teu trabalho. Quanto a não teres amigos, podes contar comigo, porque eu adoro fazer amigos! Podes contar comigo para o que der e vier. Espero que continues a blogar.
Beijinhos
Sara
Para o André:
Olá André,
Adorei o teu trabalho!
Também não gosto da falsidade dos outros. Se querem ser amigos, tudo bem, mas agora se não querem, não nos façam passar vergonhas, por isso sempre que quiseres tens aqui uma amiga para te apoiar.
Continua a blogar!
Beijinhos,
Sara
04 outubro 2006
A Nossa Estreia!
Como o tema é O Mar, resolvemos fazer a nossa estreia com um poema de uma amiga que gostamos muito. Espero que gostem, tanto como nós.
Num dia de chuva,
Me constipei,
Metida em casa o dia passei.
No dia seguinte,
O sol raiava, como que o dia não mais terminara.
Brilhou, brilhou de tal forma ardente,
Passou-me a constipação e eu, claro,
Fiquei muito contente.
Saí para a rua, da minha casa de praia,
era areia, areia molhada que eu descalça pisara.
Corri velozmente,
Para o mar cumprimentar,
Havia ficado um dia doente sem lhe falar.
Assim que cheguei,
Sentei-me na rocha, que escrita por mim,
Dizia ‘O mar de mim gosta’.
Radiante por me ver,
atirou uma concha bem pura,
Havia uma pérola dentro,
O mar ‘Abre é toda tua’.
Na pérola branca, resolvi pegar,
Era tão bela e tão do meu mar.
Com ela passei o dia a brincar,
Havia sido dada pelo meu belo mar.
A brisa aumentou e para casa corri,
O mar alterou, como eu nunca vi.
Estava instável e mal humorado,
Para dentro pensei ‘ comigo está chateado’.
Comecei a chorar por um amigo perder,
Amigo meu era o mar antes de se aborrecer.
Fugi para o colo da mãe, com medo do som,
Que vinha do mar que um dia me amou.
Perguntei-lhe se a pérola era bonita,
Respondeu ‘Sim, mas do mar ela vinha’.
Pensei que o problema estava solucionado,
Corri para a praia com o mar agitado,
Entreguei-lhe a pérola e julguei resolvido,
O mar devolveu-ma,
e disse ‘ Não estou chateado contigo’.
Se não estás chateado, estás doente, enjoado?
‘É o Homem que me amarra à poluição
Que me mal trata e me deixa nesta situação’.
Tu conta-me tudo para eu te ajudar,
O Homem maldito que a natureza quer matar.
No dia seguinte, parecia outro tal,
Havia sido ajudado por uma pequena mãe natal (eu).
Distribuí panfletos, placas e mais diabretos,
De tal forma exagerados que toda a gente colaborou.
As praias que hoje estão belas aos amigos do mar devem louvor.
O Homem pertence ao mesmo meio que o Mar, se o mata primeiro,
A si depois vai matar.
O meu nome é Pinto, Miguel Pinto!
Gosto de ouvir música, dançar, jogar à bola, ir ao cinema e jogar Playstation. Não tenho amigos verdadeiros, porque ninguém gosta de mim.
Uma das minhas grandes paixões sao as ilusões de óptica, por isso arranjei um passatempo para todos os que visitarem este blogue.
Qual é o 10º habitante africano presente nesta imagem?
Existem 30 animais neste rosto. Quais são?
Quantos rostos conseguem ver nesta paisagem? Dizem que são 11...
Não conseguimos descobrir todos :( Conseguem?
Vêem o bebé? Onde está?
Miguel
02 outubro 2006
Quem Sou Eu?
Os meus passatempos preferidos são jogar consola, ler e brincar com a minha cadela Beki.
O que mais gosto nos outros é serem amigos e o que mais detesto é serem maus para mim e para os outros, como por exemplo, dizerem palavras feias e agressivas.
Gosto de ler livros do Harry Potter e a música que prefiro é hip hop.
Já fiz viagens à Madeira, mas a viagem que mais gostaria de fazer era a Inglaterra, porque queria ver o Big Ben.
Gostei da série do Harry Potter, porque são histórias de aventura e fantasia.
Um dos sonhos que mais gostaria de realizar era ter uma biblioteca em casa.
André