19 outubro 2006

Seurat

Olá setora,
Cá estou eu com um novo trabalho! Desta vez de Educação Visual. Qualquer dia, ponho um desenho meu feito com pontinhos à semelhança do trabalho deste pintor que estive a estudar. :)

"Georges-Pierre Seurat nasceu numa abastada família burguesa, em Paris, e estudou na Escola de Belas-Artes, para onde entrou em 1878. O seu trabalho, influenciado pelos mestres da Renascença, caracterizava-se por ser extremamente disciplinado e ordenado. Embora influenciado pelos impressionistas, apreciando os seus valores e alicerces científicos, Seurat rejeitou a espontaneidade e a ausência de forma destes, e reintroduziu a estrutura e a formalidade na pintura.
A década de 80 foi um período florescente para as artes. Os jovens pintores sentiam-se excitados com a perspectiva do próximo século e, adoptando novas e científicas teorias da cor, procuravam criar um estilo moderno que expressasse bem essa nova época. Seurat não foi excepção, dedicou-se à técnica do impressionismo, assim como ao estudo da teoria da cor e à óptica.
Georges Seurat contribuiu para a pintura francesa ao introduzir uma técnica mais sistemática e científica, chamada divisionismo ou pontilhismo a que ele chamou Pintura Óptica. A técnica consiste em separar as cores nas suas componentes, de maneira que, em vez de serem misturadas como pigmentos e aplicadas à tela, são, desde que as vejamos à distância certa, misturadas pelo olhar.
A técnica do divisionismo utilizada por Seurat deu origem ao neo-impressionismo e foi extensivamente utilizada na arte do século XX. Pode-se dizer que a teoria do divisionismo foi o precursor da televisão e da imagem digital.
Tal como Mondrian e Leonardo da Vinci, Seurat também recorreu à técnica da simetria dinâmica, usando rectângulos de ouro nas suas pinturas."
Estes são alguns dos quadros pintados a pontos de Seurat de que eu mais gostei:

"Baignade" (1883-1884)

"The Side Show"

Pesquisa efectuada nos seguintes endereços:

http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/seurat/

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm33/Seurat.htm

Sara Fred


Comments:
Bom trabalho! Deve ter sido uma aula interessante... Gosto deste pintor, embora não seja o meu favorito. No entanto, admiro a criatividade, paciência e talento que a sua obra transmite.
Não falaste que já conhecias outros pintores?
Bjs
prof. Sónia
 
Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?