11 janeiro 2007

Costa da Caparica - suas gentes e seus costumes

"As migrações sazonais provenientes de Ílhavo e do Algarve estão na base das gentes da Costa da Caparica. Nos finais do seculo XVII, surge uma cultura e uma gastronomia próprias assentes nos recursos provenientes da pesca e nos produtos agrícolas cultivados nas hortas locais de terras muito férteis. Com um trajecto rico em histórias e tradições, a Costa da Caparica é muito conhecida pelas suas belas praias, excelente gastronomia, riqueza de património cultural e ambiental, actividades ligadas à faina piscatória e as excelentes condições oferecidas para lazer e recreio. Todos os anos, de 20 a 28 de Janeiro, decorrem as festas da Costa da Caparica, agora cidade da Costa da Caparica. Faz parte destas festas a organização de um concurso anual de caldeiradas, em que participam muitos restaurantes da zona, acorrendo apreciadores desta iguaria dos mais variados cantos do país"

Naturalmente que qualquer menção à gastronomia não poderia ficar completa sem uma referência à doçaria. O doce que a tradição e a memória colectiva apresentam como genuíno da Costa de Caparica é conhecido como " Claudino ", espécie de folhado com doce de ovo, sendo tradicionalmente fabricado pelo antigo Costa Nova, pastelaria que fez história na vila da Costa. O nome deste estabelecimento estava intimamente ligado à proveniência de muitos dos residentes da Costa de Caparica, naturais de Ílhavo, sendo um dos principais ingredientes dos claudinos justamente o referido doce de ovos.

Rafa

Comments:
Bem Rafa, deixaste-me com água na boca, não com as caldeiradas, mas com os claudinos! Devem ser óptimos! Na verdade, é uma zona muito bonita. O clima tb é fantástico.
Esqueceste-te de dizer o nome das festas que decorrem no mês de Janeiro... Ainda vais a tempo! Olha, calha noo dia do teu aniversário ;)
Bjinhos
Sónia
 
olá Rafa...
esta imagem tá mto gira..
a praia da costa é msm gira..
além de eu ñ gostar de praia esta é gira...
bjx da sara (a outra)...
lool
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?