14 fevereiro 2006

Poemas de Amor de que nos Lembrámos

Será estranho uma menina de 13 anos, a Sara, gostar de Júlio Dinis?
Nós, professores, não estamos habituados a estes gostos literários, a esta paixão pela Poesia, a esta vontade de escrever por parte de gente tão jovem. É tão agradável e reconfortante que alguém como a Sara apareça no nosso caminho! Faz-nos acreditar que escolhemos a profissão certa. Que é mesmo isto que nós queremos ser: professores.
Hoje, a Sara apareceu com um livro de poemas de Júlio Dinis e quis aprender a postar no blog, escrevendo um dos poemas do autor. Como estivemos a falar de beijinhos, ela escolheu o seguinte poema:

HISTÓRIA DE UNS BEIJOS

Ouvia gabar os beijos,
Dizer deles tanto bem,
Que me nasceram desejos,
De provar alguns também.

Esta fruta não é rara,
Mas nem toda tem valor,
A melhor é muito cara,
E a barata é sem sabor.

Colhi-os dos mais mimosos,
Provei três; mas por meu mal,
Ao principio saborosos,
amargaram-me afinal.

Um colhi eu de uma bela
Que era Rosa, sem ser flor,
Se tinha espinhos como ela,
Dela também tinha a cor.


(...)

Oiço ainda gabar os beijos,
Dizer deles muito bem;
Mas findaram-me os desejos,
Já sei o sabor que têm.

Júlio Dinis

A Sara não transcreveu todo o poema, por ser longo, mas garantimos que o lemos na íntegra.
Acabámos, finalmente, o nosso jornal de parede.

Vá-se lá saber por que obscura razão, também me apeteceu transcrever um poema. Escolhi um dos meus Poetas preferidos e aqui vai:

Tudo quanto sonhei tenho perdido
Antes de o ter.
Um verso ao menos fique do inobtido,
Música de perder.

Pobre criança a quem não deram nada,
Choras? É em vão.
Como tu choro à beira da erma estrada.
Perdi o coração.

A ti talvez, que não te tens dado,
Daria enfim...
A mim... Sei eu que duro e inato fado
Me espera a mim?

Fernando Pessoa

Porque o amor não é só rosas e beijos e alegria. Peço desculpa por este momento mais melancólico.

Sónia Bártolo

Comments:
Para mim não é nada estranho que
a Sara com apenas 13 anos o consiga
porque, a inteligência não tem idade. A experiência de vida, o tacto e a sensibilidade é que se vai adquirindo à medida que envelhecemos.Posso talvez imaginar a Sara quando tiver mais idade, já com um curricullum enorme, e a dominar quase por completo as suas ideias e inspirações. O bonito de se ver é a simbiose existente entre esse grupo de jovens do C.M.R. de Alcoitão e as professoras que cumprem a sua função de alma e coração.
 
Pois é amiga... mas o AMOR devia ser só rosas( sem espinhos)... ALEGRIAS( sem tristezas) e MUITOS BEIJINHOS ( sem amargos de boca)... Obviamente... que é impossível... Mas não custa nada tentar...
Acho que desta vez já "bloguei" como deve ser...
Mais uma vez... Beijinhos
Clara Cheio
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?