10 janeiro 2007

S.Tomé, a Minha Terra Natal

Sou o Celso e tenho 16 anos. Cheguei há pouco tempo de S.Tomé e Príncipe, a minha terra natal. Tenho muita saudade da minha cidade, dos meus amigos, dos meus irmãos e do tempo quente.
Na minha terra, existem comidas tradicionais apetitosas feitas com peixe e fruta da região.
Escolhi três receitas para vos mostrar:

Calulu de Peixe

Ingredientes:
500 grs de camarão descascado
1 dl de óleo-de-palma
1 kg de garoupa
5 quiabos
2 tomates maduros
2 beringelas
1 raminho de manjerona
sal q.b.
1 folha de louro
piripiri q.b.
2 cebolas
20 grs de farinha
Confecção:
Depois do peixe arranjado e lavado, corta-se às postas não muito finas. Leva-se um tacho ao lume com a cebola picada, a beringela descascada e cortada às rodelas, o tomate sem peles nem sementes e picado, os quiabos cortados ao meio, piripri pisado, o molhinho de manjerona, a folha de louro, o peixe e os camarões. Tape o tacho e deixe ferver um pouco. A seguir adiciona-se água a cobrir e deixa-se cozer. Quase no fim da cozedura, mistura-se a farinha desfeita num pouco de água, junte esta mistura ao preparado, agite o tacho para misturar e deixe engrossar o molho. Sirva acompanhado com Angu de Banana (ver receita).

Angu de Banana

Ingredientes:
10 bananas
Confecção:
Leve um tacho ao lume com as bananas com casca e água para cozerem. Depois de cozidas, descascam-se e desfazem-se bem com um garfo. É um óptimo acompanhamento para peixes.

Arroz Doce

Ingredientes:
casca de 1 limão cortado fino
1 litro de leite de coco
250 grs de açúcar
1 pau de canela
230 grs de arroz
água q.b.
1 pitada de sal
canela em pó q.b.
Confecção:

Coze-se o arroz em água temperada com uma pitada de sal, o pau de canela e a casca de limão. Depois do arroz cozido, escorre-se a água e mistura-se o leite de coco e o açúcar. Leve novamente ao lume a ferver até ficar cremoso, mexendo de vez em quando. Retire do lume, ponha em taças, polvilhe com canela em pó. Sirva frio.


O que vos lembra o calulu de peixe? E qual a diferença entre o arroz-doce de S.Tomé e o de Portugal?

Esta imagem é de uma praia de pescadores. Vejam como é bonita a minha terra!










Celso Pinto

Comments:
Olá Celso, li as tuas receitas e... vou mesmo tentar fazer Calulu de Peixe pois parece divinal. Continua a escrever destas coisas boas pois aqui estamos para as provarmos. Um beijinho e até breve, Lubélia
 
Celso
Vivi muitos anos em Angola e já fui a Cabo Verde. Ainda não perdi a esperança de conhecer o teu País.
por enquanto vou-me contentar em ver fotografias e em experimentar as boas receitas que nos ofereceste.

beijinhos e as melhoras
fátima

Ps. Fico à espera que nos ensines algumas palavras em criolo
 
Eitá coisa boa Celso, posso te dizer que sua matéria me deixou com água na boca e sua terra é linda.
É um prazer ter aqui em Portugal seja bem-vindo.
Um abraço.
historiascomcarlitos.blogspot.com
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?