16 outubro 2006

Porto Brandão - A Lenda



Oi malta!

Conforme combinámos, aqui vai a lenda do "Porto Brandão", uma pequena localidade na margem sul do Tejo, perto de Almada (local com História e que já foi muito importante). Se quiserem saber mais sobre o porto Brandão usem o Link seguinte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Brandão

Segundo a lenda, Brandão, jovem robusto, com cerca de vinte anos, operário da construção naval, namorava, às escondidas, a filha do dono do estaleiro. Este só ambicionava a riqueza e o poder. Para conseguir os seus intentos, prometeu casar a sua filha Paulina com um poderoso comerciante que se encontrava na Índia, e, às escondidas de todos, preparou a partida de Paulina num navio. Mas Brandão apercebeu-se de tudo. Quando o barco estava para sair, dirigiu-se, silenciosamente, numa pequena embarcação a remos, para o navio, a fim de raptar a noiva. Contudo Brandão não teve sorte, foi descoberto e dado como ladrão. Tentou resistir, mas o comandante do barco mandou-o matar e lançar o corpo às águas do Rio Tejo. Cheia de medo e banhada em lágrimas, Paulina assistiu a este triste episódio. Depois de ver o corpo do seu namorado desaparecer nas águas do rio, decidiu acompanhá-lo na morte, atirando-se também ao Tejo. Alguns dias depois, foram os seus corpos achados em praias diferentes: o de Paulina apareceu numa praia que recebeu o nome de Praia de Paulina ou Porto da Paulina, hoje chamado Lazareto, e o de Brandão na que ainda hoje se designa por Porto Brandão.



Rafa


Comments:
Olá Rafa,
Gostei da lenda e de saber a origem do nome desta região, embora a história seja muito triste :(
Bjinhos e até 5ª feira
Sónia
 
Não conhecíamos a lenda e curtimos bué. Obrigada Rafa!
É pena o final ser tão triste tipo Romeu e Julieta...
Prometemos que vamos arranjar algumas lendas para pôr aqui no blogue.
Bjs e abraços da malta do Alcoitão
 
Por acaso também não conhecia a lenda... É um pouco triste, mas gostei de a ler. Foi uma boa ideia tê-la posto aqui :)
*
 
Obrigada Broken Skin pelos teus comentários. Tenho andado com falta de tempo para te escrever uma cartinha ou dizer algo. Melhores dias virão, espero!
Bjs
Sónia
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?