22 junho 2006

Adeus

Hoje tivemos a nossa última sessão de TeleAula com os nossos amiguinhos de S. João do Estoril. Falámos de férias, de futebol e do que é necessário para transitar de ano lectivo. Em seguida, eles elaboraram um jogo que consistia em dizer o príncipio de um provérbio para nós completarmos. Os provérbios foram os seguintes:

Gostámos do jogo, agradecemos e esperamos pelos desenhos feitos para as nossas adivinhas. Se os nossos amiguinhos fizerem os desenhos, será o nosso último post deste ano lectivo, porque vamos de férias :) Adeus e até para o ano!

Vera, Sara e Mauro


19 junho 2006

Mais uma Vez a Madalena e a sua Alegria!

No dia 14 de Junho, assistimos a uma sessão de música com a Madalena da Fundação do Gil, como é habitual, às quartas-feiras.
Fizemos um jogo muito giro que era o seguinte: a Madalena cantava e tocava a sua guitarra e, ao cantar, perguntava-nos o nosso nome e dizia o nome dela juntamente com o nosso.
Em seguida, escolhemos uma palavra mágica inventada por nós. Eu escolhi a palavra paixão e a Vera escolheu a palavra amizade e, no fim, falámos das palavras que escolhemos. A Madalena perguntou-nos se conhecíamos a palavra cativar por causa do livro “O Principezinho“. Mas eu nunca li o livro :( a Vera é que o tem e já leu um bocadinho. É engraçado que a Madalena disse que as palavras caem do céu o que é verdade, porque eu fechei os olhos e surgiu-me a palavra paixão que tem a ver com a palavra amizade que também tem tudo a ver com a história do principezinho.







A Madalena tinha um porta-chaves com esta figura do livro "O Principezinho". Fiquei curiosa e com vontade de ler o livro. A professora Sónia disse que ainda podíamos ler a obra, mas vou no final da semana à Disneylândia e, depois, tenho alta e vou para casa.

Agora digam-nos a vossa palavra mágica!

Sara Frederico

14 junho 2006

Unless...

A professora Sónia leu-nos uma crónica de um escritor moçambicano, Mia Couto, que se chama "No zoo-ilógico", do livro "Cronicando". O escritor fala dos animais nos jardins zoológicos e diz que não aceita a condição de prisioneiros ilegais em que eles vivem. Considera que estes parques de diversão aprisionam os animais que deviam ser livres e viver no seu próprio espaço, principalmente, as aves que têm asas para voar e não para viver em gaiolas. Gostámos dos trocadilhos que o escritor faz com o nome de certos animais:
o pelicano como está magro "é só pele e cano!";
o falcão devia chamar-se falgato, porque tem olhos de gato e não de cão;
o leitão por ser pequenino deveria ser leitinho e não leitão;
o marisco, primeiro foi mar (o seu habitat natural) e só depois foi isco (porque foi pescado).

Apesar de termos gostado do texto, por falar dos animais e criticar os jardins zoológicos, porque os animais não se encontram no seu habitat natural, nós gostamos de ir ao jardim zoológico, porque vemos certas espécies como os leões, os pinguins e os ursos, que nunca poderíamos ver de outra forma, só se viajássemos para certos continentes. A professora não está de acordo connosco, pois diz que há a alternativa de parques e reservas naturais, como a Tapada de Mafra, que possuem animais característicos do nosso continente, e que nada justifica o tráfico (na maior parte dos casos, ilegal) de animais de outros continentes, porque é um egoísmo da nossa parte.
Este texto levou-nos a reflectir sobre situações e locais onde os animais são maltratados como, por exemplo, nos circos, na caça - para o aproveitamento de peles, porque há povos que matam para sua própria sobrevivência - luta de cães, abandono pelos próprios donos e as touradas. Estas situações só poderão terminar, se nós as denunciarmos e tivermos a coragem e o empenho para as modificar. Não podemos ficar indiferentes ao sofrimento destes animais e permitirmos que a nossa espécie -seres humanos, racionais e a predadora mais terrível neste planeta- continue a dizimar e a extinguir tantos outros seres importantes para o nosso ecossistema.

Há algum tempo que pesquisamos sites sobre este tema para o nosso trabalho. Vimos imagens e vídeos que nos chocaram muito. Deixamos aqui alguns endereços para visitarem e algumas imagens que demonstram a violência e a crueldade do ser humano.



NÃO VÁS ÀS TOURADAS! VIVEMOS NO SÉCULO XXI E NÃO NO TEMPO DOS ROMANOS QUE SE DIVERTIAM COM "ESPECTÁCULOS" DESTE GÉNERO!


Encontrámos esta notícia sobre a matança das focas bebés no Canadá que nos impressionou bastante! Como é possível?

O criminoso e a vítima: uma foquinha bebé já sem a sua pele!!!

"Um grupo português de defensores dos direitos dos animais protestou sexta-feira, junto da embaixada do Canadá em Lisboa, contra a matança de focas naquele país.
O Governo canadiano defende que o abate destes animais, que são esfolados vivos e brutalmente assassinados, é necessário para a economia local e para manter a população das focas controlada, a fim de não prejudicar a pesca.Segundo avança o jornal Público, a época de caça às focas no Canadá começou no passado dia 25 de Março, com as autoridades canadianas a autorizarem a matança de 325 mil crias."

RECUSA-TE A COMPRAR ROUPA E ARTIGOS FEITOS COM PELES DE ANIMAIS!

Chimpanzé do Circo Stankowich

NUNCA VÁS A CIRCOS QUE TENHAM ANIMAIS! EXISTEM CIRCOS ALTERNATIVOS QUE NÃO UTILIZAM ANIMAIS. HÁ UMA LISTA DE CIRCOS QUE PODEMOS VISITAR SEM FICAR COM A CONSCIÊNCIA PESADA! Clica no endereço que se segue:

http://www.animaisdecirco.org/circos_sem_animais.html

Pois, na verdade, são todos estrangeiros, mas pode ser que visitem Portugal.


NÃO ABANDONES OS TEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO! ELES AMAM-TE! IMAGINAS COMO TE SENTIRIAS SE A TUA FAMÍLIA E AMIGOS TE ABANDONASSEM?

http://www.animaisdecirco.org/

http://www.animal.org.pt/

http://www.uniaozoofila.org/

http://www.projectodelfim.pt/portugues/index_pt.html

http://www.lpda.pt/index2.htm

http://quercus.sensocomum.pt/pages/

http://www.peta.org/ (adorámos este site!!!)

http://www.ad-international.org/home/

http://urbi.ubi.pt/000530/edicao/emorb_circo.html

http://blogue.pelosanimais.org.pt/

Visitem estes sites e digam-nos a vossa opinião!

A prof. Sónia aconselhou a leitura de um livro a todas as crianças e jovens, educadores e professores - "Obrigado, Terra" de Alain Hervé, Ed. Terramar.

Sara e Vera


06 junho 2006

Os Meus Animais

O meu animal preferido é o cão, porque é fofo e inteligente.
Tenho uma cadela chamada Nina: é pequena, gosta muito de mim, quando me vê, pula logo para o meu colo. Também tenho rolas que fazem muito barulho, mas, como estão em casa da minha avó, não me incomodam.
Gosto também de golfinhos, de focas e de ursos polares. Tenho pena de não ter estes animais em casa, porque gosto muito deles pela sua beleza. A minha professora Sónia ofereceu-me, no dia do meu aniversário, um golfinho de peluche cor-de-rosa e branco. Não há golfinhos desta cor, mas ela diz que é a cor que tem mais a ver comigo. :)

Na pesquisa que fiz, encontrei esta calçada com golfinhos. Linda! Gostava de ter um chão assim como este em minha casa. Já que não posso ter golfinhos! :)

Vera Real


This page is powered by Blogger. Isn't yours?