22 junho 2006
Adeus
- Filho de peixe... sabe nadar. (Acertámos)
- Água mole em pedra dura... tanto bate até que fura. (Não acertámos)
- Quem tudo quer... tudo perde. (Este era fácil!)
- Há mar e mar... há ir e voltar. (Este ainda era mais fácil!)
- Grão a grão... enche a galinha o papo. (Bingo! Também acertámos)
- Quem vai à guerra... dá e leva. ( eu, Vera Alexandra, acertei, mais ninguém sabia!)
Gostámos do jogo, agradecemos e esperamos pelos desenhos feitos para as nossas adivinhas. Se os nossos amiguinhos fizerem os desenhos, será o nosso último post deste ano lectivo, porque vamos de férias :) Adeus e até para o ano!
Vera, Sara e Mauro
19 junho 2006
Mais uma Vez a Madalena e a sua Alegria!
Fizemos um jogo muito giro que era o seguinte: a Madalena cantava e tocava a sua guitarra e, ao cantar, perguntava-nos o nosso nome e dizia o nome dela juntamente com o nosso.
Em seguida, escolhemos uma palavra mágica inventada por nós. Eu escolhi a palavra paixão e a Vera escolheu a palavra amizade e, no fim, falámos das palavras que escolhemos. A Madalena perguntou-nos se conhecíamos a palavra cativar por causa do livro “O Principezinho“. Mas eu nunca li o livro :( a Vera é que o tem e já leu um bocadinho. É engraçado que a Madalena disse que as palavras caem do céu o que é verdade, porque eu fechei os olhos e surgiu-me a palavra paixão que tem a ver com a palavra amizade que também tem tudo a ver com a história do principezinho.
A Madalena tinha um porta-chaves com esta figura do livro "O Principezinho". Fiquei curiosa e com vontade de ler o livro. A professora Sónia disse que ainda podíamos ler a obra, mas vou no final da semana à Disneylândia e, depois, tenho alta e vou para casa.
Agora digam-nos a vossa palavra mágica!
Sara Frederico
14 junho 2006
Unless...
o pelicano como está magro "é só pele e cano!";
o falcão devia chamar-se falgato, porque tem olhos de gato e não de cão;
o leitão por ser pequenino deveria ser leitinho e não leitão;
o marisco, primeiro foi mar (o seu habitat natural) e só depois foi isco (porque foi pescado).
Apesar de termos gostado do texto, por falar dos animais e criticar os jardins zoológicos, porque os animais não se encontram no seu habitat natural, nós gostamos de ir ao jardim zoológico, porque vemos certas espécies como os leões, os pinguins e os ursos, que nunca poderíamos ver de outra forma, só se viajássemos para certos continentes. A professora não está de acordo connosco, pois diz que há a alternativa de parques e reservas naturais, como a Tapada de Mafra, que possuem animais característicos do nosso continente, e que nada justifica o tráfico (na maior parte dos casos, ilegal) de animais de outros continentes, porque é um egoísmo da nossa parte.
Este texto levou-nos a reflectir sobre situações e locais onde os animais são maltratados como, por exemplo, nos circos, na caça - para o aproveitamento de peles, porque há povos que matam para sua própria sobrevivência - luta de cães, abandono pelos próprios donos e as touradas. Estas situações só poderão terminar, se nós as denunciarmos e tivermos a coragem e o empenho para as modificar. Não podemos ficar indiferentes ao sofrimento destes animais e permitirmos que a nossa espécie -seres humanos, racionais e a predadora mais terrível neste planeta- continue a dizimar e a extinguir tantos outros seres importantes para o nosso ecossistema.
Há algum tempo que pesquisamos sites sobre este tema para o nosso trabalho. Vimos imagens e vídeos que nos chocaram muito. Deixamos aqui alguns endereços para visitarem e algumas imagens que demonstram a violência e a crueldade do ser humano.
NÃO VÁS ÀS TOURADAS! VIVEMOS NO SÉCULO XXI E NÃO NO TEMPO DOS ROMANOS QUE SE DIVERTIAM COM "ESPECTÁCULOS" DESTE GÉNERO!
Encontrámos esta notícia sobre a matança das focas bebés no Canadá que nos impressionou bastante! Como é possível?
O criminoso e a vítima: uma foquinha bebé já sem a sua pele!!!
"Um grupo português de defensores dos direitos dos animais protestou sexta-feira, junto da embaixada do Canadá em Lisboa, contra a matança de focas naquele país.
O Governo canadiano defende que o abate destes animais, que são esfolados vivos e brutalmente assassinados, é necessário para a economia local e para manter a população das focas controlada, a fim de não prejudicar a pesca.Segundo avança o jornal Público, a época de caça às focas no Canadá começou no passado dia 25 de Março, com as autoridades canadianas a autorizarem a matança de 325 mil crias."
RECUSA-TE A COMPRAR ROUPA E ARTIGOS FEITOS COM PELES DE ANIMAIS!
Chimpanzé do Circo Stankowich
NUNCA VÁS A CIRCOS QUE TENHAM ANIMAIS! EXISTEM CIRCOS ALTERNATIVOS QUE NÃO UTILIZAM ANIMAIS. HÁ UMA LISTA DE CIRCOS QUE PODEMOS VISITAR SEM FICAR COM A CONSCIÊNCIA PESADA! Clica no endereço que se segue:
http://www.animaisdecirco.org/circos_sem_animais.html
Pois, na verdade, são todos estrangeiros, mas pode ser que visitem Portugal.
NÃO ABANDONES OS TEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO! ELES AMAM-TE! IMAGINAS COMO TE SENTIRIAS SE A TUA FAMÍLIA E AMIGOS TE ABANDONASSEM?
http://www.animaisdecirco.org/
http://www.projectodelfim.pt/portugues/index_pt.html
http://quercus.sensocomum.pt/pages/
http://www.peta.org/ (adorámos este site!!!)
http://www.ad-international.org/home/
http://urbi.ubi.pt/000530/edicao/emorb_circo.html
http://blogue.pelosanimais.org.pt/
Visitem estes sites e digam-nos a vossa opinião!
A prof. Sónia aconselhou a leitura de um livro a todas as crianças e jovens, educadores e professores - "Obrigado, Terra" de Alain Hervé, Ed. Terramar.
Sara e Vera
06 junho 2006
Os Meus Animais
Tenho uma cadela chamada Nina: é pequena, gosta muito de mim, quando me vê, pula logo para o meu colo. Também tenho rolas que fazem muito barulho, mas, como estão em casa da minha avó, não me incomodam.
Na pesquisa que fiz, encontrei esta calçada com golfinhos. Linda! Gostava de ter um chão assim como este em minha casa. Já que não posso ter golfinhos! :)
Vera Real