25 maio 2006

Salvador Dalí

Segui a proposta de "broken skin" e fui à procura do pintor Salvador Dalí. Encontrei a sua cara e fartei-me de rir do seu bigode que, segundo a prof. Sónia, era a sua imagem de marca. Acho que tinha um ar de louco em todas as fotos que observei. A professora falou-me da corrente artística que ele representou - o Surrealismo.
Gostei muito dos seus quadros: principalmente dos amarelos que utiliza e das ilusões de óptica.
Os quadros que mais gostei foram os seguintes:


"Aparição de um rosto e de uma fruteira numa praia"

Neste quadro, vejo uma cara que se transforma num cálice que deve ser a fruteira e, no conjunto dos montes na praia, vejo um cão grande. É confuso como os nossos olhos nos podem enganar. Às vezes, vemos uma imagem e, logo a seguir, vemos outra diferente. Muito bonito!
Gostei também deste:


"Archeological Reminiscence of Millet's Angelus"

Observei este quadro com atenção e descobri os móveis que fazem parte do rosto da mulher, as escadas no seu pescoço, os cabelos-cortinados... Tem um título estranho:


"Rosto de Mae West, podendo ser utilizado como apartamento surrealista"

Esta pintura de um unicórnio é linda! Parece um sonho! A professora também gosta do quadro, porque gosta do azul e das árvores, mas não conseguimos descobrir o nome dele. Se alguém souber, diga-nos, por favor!

Agradeço a "broken skin" ter sugerido este pintor, pois gostei de ver os seus quadros e fiquei a conhecer mais um pintor contemporâneo.

Pesquisa elaborada em

www.google.com

http://www.daligallery.com/

Sara Frederico


Comments:
Olá =)

Admito que fiquei bastante feliz por terem seguido a minha sugestão... Dali tem uns quadros lindíssimos e com tantos pormenores que não me canso de olhar para eles.
Não tens que agradecer... Fi-lo porque achei que valia mesmo a pena.
Ainda bem que gostaste (e que gostaram)

Obrigada eu pelo sorriso com que me deixaste.

Beijinho *
 
Existem duas versões do quadro. A primeira chama-se O unicórnio alegre. A segunda, de 1977, chama-se Unicórnio.
Mais informações em http://www.salvador-dali.org/eng/teatre.htm
Pode-se inclusive ver que existe uma versão 3D do quadro da Mae West. Quando foi criada, a peruca entrou para o Livro do Guiness devido às suas dimensões.
Uma vida recheada de aspectos interessantes :-)
 
Obrigada Rui pela tua informação enciclopédica! Vou tratar de ver esse site do Dalí com a Sara.
Não queres vir trabalhar comigo aqui para Alcoitão? Acho que seria uma óptima ideia, pois não ia tantas vezes ao google, consultava-te a ti! ;)
Beijinhos e mais uma vez obrigada.
Sónia
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?