18 maio 2006

Os Meus Gostos

Apesar de não ter lido "O Cavaleiro da Dinamarca" e só ter ouvido a história recontada pela professora, quis dizer quais são os meus cantores e pintores favoritos.
Quanto aos pintores, escolhi Leonardo da Vinci e Pablo Picasso, porque já conhecia algumas das suas obras.
O quadro que mais gosto de Leonardo da Vinci chama-se "Retrato de Mona Lisa", conhecido como "A Gioconda" e encontra-se no Museu do Louvre, em Paris. Gosto mesmo muito deste quadro, mas não sei bem explicar a razão.




Na pesquisa que fiz sobre Pablo Picasso, escolhi este quadro "The Old Guitar Player". As cores são bonitas, a posição das mãos e do corpo do homem a tocar a guitarra é triste.

Os meus cantores preferidos são o Boss AC e Os Anjos.
As músicas que mais gosto deles são

"Princesa" do Boss AC




e uma dos Anjos que tem como refrão "A vida faz-me bem/Não voltarei para trás".

Descobri este site, enquanto fazia as minhas pesquisas http://vagalume.uol.com.br e consegui ouvir as músicas na totalidade :)))) A Vera também esteve a ouvir as músicas dela.

Acho que a prof. Sónia não gostou das músicas, porque estava sempre a baixar o volume das colunas.

Quanto à história, lembro-me de uma que me marcou na infância "Os 7 Cordeirinhos" e que é uma história tradicional na minha terra, Torres Vedras.

Sara Frederico


Comments:
Boa tarde. Antes de mais, devo dizer que o site está muito interessante. Sou professora de Língua Portuguesa e devo dizer que uma dos meus "truques" para a motivação da escrita e da leitura é a minha constante preocupação em utilizar na minha prática pedagógica os melhores recursos que existem e que os alunos já dominam.
Há um ano atrás criei o meu primeiro Blog - "Páginas Escritas" http://paginasescritas.blogs.sapo.pt/

que foi uma aprendizagem importante para mim. Este ano, alarguei o projecto e já tenho mais 2 páginas escritas.
http://paginasescritasii.blogs.sapo.pt/
http://paginasescritasiii.blogs.sapo.pt/

Embora me considere ainda iniciada nestas áreas da informática, vejo no blog a possibilidade de divulgar os trabalhos dos meus alunos e motivar para a escrita de textos diversificados. Tudo o que fiz foi extra aula, nas minhas horas, em casa, e sem qualquer reconhecimento da parte da escola onde trabalho! O meu objectivo é simplesmente "servir" e motivar os meus alunos. E funciona...mais do que as aulas de recuperação ou as "toneladas" de trabalho suplementar! Este ano criei um blog para publicar os textos de um concurso de prosa http://concursojanelasabertas.blogs.sapo.pt/
e um de poesia - http://concursopalavraspintadas.blogs.sapo.pt/ .
Só tenho pena é que na minha escola estas actividades ainda não sejam vistas como "o futuro" onde todos praticam uma pedagogia tradicional!
Agradeço o tempo disponibilizado...e o espaço!
 
Cara colega,

Agradeço muito o seu comentário.
A partilha de experiências e o trabalho de equipa são atitudes que falham no nosso sistema de ensino, por isso sempre que surgem são bem-vindas.
Vou consultar os seus blogs e deixar também a minha modesta marca.
Quanto à posição das nossas escolas face ao nosso trabalho parece já um lugar-comum que tenho dificuldade em compreender.
Julgo que esta posição se deve ao receio do diferente, daquilo que sai fora dos parâmetros habituais. A rotina é sempre mais confortável para a maioria das pessoas.
Vamos dar tempo ao tempo. Pensar que o reconhecimento dos nossos alunos é e será o mais importante. Que, um dia, eles nos encontrarão e nos reconhecerão como "aquela prof. que nos ensinou a gramática, mas também partilhou momentos inesquecíveis e divertidos". Que "aquela prof. nos ajudou a escrever e a interagir com o mundo exterior".
Adeus e até breve
Sónia
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?