18 abril 2006

As Borboletas em Portugal

Antes das férias da Páscoa, assisti a uma sessão sobre borboletas dirigida por Ana Sofia Leitão e Mª João Verdasca que pertencem ao Centro de Conservação das Borboletas de Portugal - Tagis.

Gostei muito de aprender a morfologia da borboleta e de ver as várias espécies que existem em Portugal. Percebi a diferença entre as borboletas da noite e as de dia. Para mim, as borboletas de dia são as mais bonitas, devido às cores que têm. De todas as que vi, a Borboleta do Medronheiro é a mais linda, não só pela forma como pelas cores que apresenta.
Vou deixar-vos um desafio a partir de uma imagem que nos foi gentilmente cedida pelas apresentadoras/orientadoras da sessão a quem envio um grande beijinho de agradecimento.

Completem a morfologia da borboleta e digam que nomes correspondem aos números presentes na imagem:

antenas
cabeça
abdómen
asa posterior
espirotromba
olho
tórax
patas
asa anterior

















Em breve, colocaremos a solução. Entretanto, visitem estes dois sites para obterem informações mais pormenorizadas sobre este belo e fascinante insecto.

www.tagis.net

www.borboletasatravesdotempo.com

Vera Alexandra

Comments:
Olá Vera! :)

Ainda bem que gostaste da actividade. Para nós é sempre gratificante poder dar a conhecer o fascinante mundo dos insectos.

Agora quero é ver quem consegue fazer a correspondência correcta entre as palavras e os números, OK? :) Eu depois venho cá dar uma olhadela! ;)

Deixo aqui um grande beijinho para todos e faço votos de que as asas desta e de outras borboletas vos ajudem a levar bem longe os vossos sonhos!
 
Muito interessante este blog e este trabalho sobre as borboletas continuem... estão a fazer um excelente trabalho
 
Olá malta...

mt obrigado pelas boas vindas...loool
um dia destes posto outra coisa...lool
jinhos grandes do Benfiquista

(6) Rafa
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?