30 maio 2006

Queilinha, estamos do teu lado!!!



Queilinha,
Temos muitas saudades tuas, pois não te vemos desde segunda-feira.
Esperamos que recuperes rapidamente da operação e que voltes depressa. Queremos de novo o teu sorriso e os teus beijinhos. Escolhemos estas imagens para ti!

Beijinhos e as melhoras de todos!!!!!!

Sara Frederico

25 maio 2006

Salvador Dalí

Segui a proposta de "broken skin" e fui à procura do pintor Salvador Dalí. Encontrei a sua cara e fartei-me de rir do seu bigode que, segundo a prof. Sónia, era a sua imagem de marca. Acho que tinha um ar de louco em todas as fotos que observei. A professora falou-me da corrente artística que ele representou - o Surrealismo.
Gostei muito dos seus quadros: principalmente dos amarelos que utiliza e das ilusões de óptica.
Os quadros que mais gostei foram os seguintes:


"Aparição de um rosto e de uma fruteira numa praia"

Neste quadro, vejo uma cara que se transforma num cálice que deve ser a fruteira e, no conjunto dos montes na praia, vejo um cão grande. É confuso como os nossos olhos nos podem enganar. Às vezes, vemos uma imagem e, logo a seguir, vemos outra diferente. Muito bonito!
Gostei também deste:


"Archeological Reminiscence of Millet's Angelus"

Observei este quadro com atenção e descobri os móveis que fazem parte do rosto da mulher, as escadas no seu pescoço, os cabelos-cortinados... Tem um título estranho:


"Rosto de Mae West, podendo ser utilizado como apartamento surrealista"

Esta pintura de um unicórnio é linda! Parece um sonho! A professora também gosta do quadro, porque gosta do azul e das árvores, mas não conseguimos descobrir o nome dele. Se alguém souber, diga-nos, por favor!

Agradeço a "broken skin" ter sugerido este pintor, pois gostei de ver os seus quadros e fiquei a conhecer mais um pintor contemporâneo.

Pesquisa elaborada em

www.google.com

http://www.daligallery.com/

Sara Frederico


22 maio 2006

Rimas Rimadas Trocadas e Achadas

Os nossos amiguinhos de S. João do Estoril enviaram-nos estas rimas sobre animais e nós resolvemos fazer uns desenhos para ilustrar os textos e completámos com mais rimas. Vejam se gostam!

Lá vem o gatinho
Atrás do peixinho

João Pedro Mendes da Silva

e nós acrescentámos

Lá vem o gato
Atrás do sapato (porque os gatos gostam de correr atrás dos nossos pés)

Eu vi um leão
Ao pé do João

Mariana Ester Córdoba Monteiro de Melo

e nós acrescentámos:

Coitado do João,
Vai ser servido com pão! (porque o João vai ser o almoço do leão, coitado!)

Lá vai a D. Vaquinha
Brincar com a D. Galinha

Rafaela Veloso

e nós acrescentámos:

Lá vai a Queilinha
Falar com o Carlinhos (porque a Queila adora conversar com o Carlos)

Passarinho passaroco
Passa a vida no choco

Ana Patrícia Rodrigues do Carmo

e nós acrescentámos:

Quando voa
Parece um louco! (porque os pássaros andam a voar como loucos aqui nos jardins do Alcoitão)

Conheci uma formiga
Que ficou minha amiga

João Maria

e nós acrescentámos:

Mas passou algum tempo
E já não me liga (porque os amigos às vezes não nos ligam)

Espero que gostem das nossas rimas. Nós gostámos das vossas. Agradecemos a vossa participação.

Desenhos de Sara

Sara, Vera e Queila

Mais Vale Tarde que Nunca

Somos um grupo de alunos do 1º ano da Escola nº1 de S. João do Estoril e entramos em contacto com os jovens internados no sector de Pediatria do Centro de Medicina e de Reabilitação do Alcoitão, através do sistema de vídeo-conferência que se chama TeleAula.
Hoje, estivemos a ver o Blog da Malta e gostámos muito das vossas mães animais. Estamos a postar aqui, pela primeira vez, e queremos dizer que é sempre uma alegria falar com vocês no computador.
O nosso livro sobre as mães dos animais ficou muito bonito e fartámo-nos de escrever.
Entretanto, na sala de aula, estivemos a tentar dizer com qual deles a nossa mãe era parecida e, então, havia mães periquitas (as que estão sempre aos beijinhos aos filhos); galinhas (as que têm sempre os filhos debaixo das suas asas); uma mãe mosca (que gosta de bisbilhotar); algumas mães formigas (as que estão sempre a trabalhar) e várias mães borboletas, entre outras.
Agora começámos a ler e a tentar fazer uns versinhos dedicados aos nossos amigos animais.



Turma do 1º ano, da Escola nº1 de S.João do Estoril


18 maio 2006

Os Meus Gostos

Apesar de não ter lido "O Cavaleiro da Dinamarca" e só ter ouvido a história recontada pela professora, quis dizer quais são os meus cantores e pintores favoritos.
Quanto aos pintores, escolhi Leonardo da Vinci e Pablo Picasso, porque já conhecia algumas das suas obras.
O quadro que mais gosto de Leonardo da Vinci chama-se "Retrato de Mona Lisa", conhecido como "A Gioconda" e encontra-se no Museu do Louvre, em Paris. Gosto mesmo muito deste quadro, mas não sei bem explicar a razão.




Na pesquisa que fiz sobre Pablo Picasso, escolhi este quadro "The Old Guitar Player". As cores são bonitas, a posição das mãos e do corpo do homem a tocar a guitarra é triste.

Os meus cantores preferidos são o Boss AC e Os Anjos.
As músicas que mais gosto deles são

"Princesa" do Boss AC




e uma dos Anjos que tem como refrão "A vida faz-me bem/Não voltarei para trás".

Descobri este site, enquanto fazia as minhas pesquisas http://vagalume.uol.com.br e consegui ouvir as músicas na totalidade :)))) A Vera também esteve a ouvir as músicas dela.

Acho que a prof. Sónia não gostou das músicas, porque estava sempre a baixar o volume das colunas.

Quanto à história, lembro-me de uma que me marcou na infância "Os 7 Cordeirinhos" e que é uma história tradicional na minha terra, Torres Vedras.

Sara Frederico


17 maio 2006

Acabei de ler "O Cavaleiro da Dinamarca"!

Gostei de ler a obra "O Cavaleiro da Dinamarca", porque fiquei a conhecer várias histórias interessantes e pessoas famosas. A parte final da obra foi interessante, pois desconhecia esta explicação sobre a tradição do pinheiro de Natal todo iluminado. O Cavaleiro com a sua persistência, coragem e amor conseguiu cumprir o que tinha prometido à sua família. Claro que contou com a ajuda do pinheiro iluminado nos jardins da sua casa!!!

Procurei na internet quadros de Giotto di Bondone, um dos pintores referidos na história de Sophia de Mello Breyner e, de facto, a sua obra é muito bonita. Escolhi dois anjos pintados por ele, pois achei lindos!



Este anjo é um pormenor da obra intitulada "Joachim's Dream" que se encontra na Capela de Scrovegni, em Pádua.


Este anjo é um pormenor da sua obra "Madonna and Child Enthroned with Saints and Angels"

Na história contada por Filippo ao Cavaleiro sobre o amor de Dante e Beatriz, são referidas "madonas que estão pintadas" em igrejas. Como não sabia o eram madonas, a prof. Sónia explicou-me (até referiu a cantora Madonna e a razão por que adoptou este nome) e, na pesquisa que elaborei, vi que Giotto tinha pintado várias e escolhi esta que se chama Ognissanti Madonna.

A propósito de arte, a prof. Sónia pediu-me que escolhesse um cantor, um pintor e uma história que mais gostasse. Quanto ao pintor, não conhecia nenhum, apenas Giotto, porque tinha estado a ver as suas obras. Então, fui pesquisar outros e escolhi Picasso, pintor do século XX, porque gostei das cores e, principalmente, deste quadro que se chama "Paulo como Arlequim".


Os cantores escolhidos foram duas cantoras: Madonna e Adriana Calcanhoto. Depois estive a ouvir músicas delas e escolhi "Sorry" da Madonna e "Fico Assim sem Você" de Adriana Calcanhoto.

A história que mais gosto e que recordo da minha infância é A História dos 3 Porquinhos.

Pesquisa elaborada em www.google.com

Vera Alexandra


15 maio 2006

Os Nossos Gostos em Chuva de Ideias

"No meio do claustro corria uma fonte e em sua roda cresciam cravos e rosas brancas. No céu azul as andorinhas cruzavam o seu voo."

Sophia de Mello Breyner Andresen, O Cavaleiro da Dinamarca, pags. 44 e 45, Ed. Figueirinhas

Estamos a aprender a descrição no texto narrativo. É através dos nossos cinco sentidos (a visão, o olfacto, a audição, o tacto e o gosto) que nos apercebemos de tudo o que nos rodeia. Por isso, existem tantos tipos de sensações quantos os sentidos que possuímos: sensações visuais, olfactivas, auditivas, tácteis e gustativas.
Fizemos um jogo. Cada uma de nós mencionou imagens, sons, cheiros, sabores e texturas ou temperaturas que mais gostasse. Aqui ficam registadas para a posteridade como se fossem fotografias para mais tarde recordar.

Sara
imagem - pôr-do-sol
cheiro - morangos
som - cantar de pássaros
textura - a pelagem de um gato
sabor - dióspiros

Vera
imagem - mar
cheiro - o meu champô de pêssego
som - trovoada e chuva
textura - os cabelos lisos
sabor - baunilha

prof. Sónia
imagem - árvores e o mar
cheiro - terra molhada e pão quente
som - ronronar do gato e o marulhar (o som das ondas do mar)
textura - a pelagem da minha gata e uma brisa fresca num dia de Verão
sabor - chocolate preto e manga

E vocês? Digam o que mais gostam, mas sem pensar muito!

Sara, Vera e Sónia

10 maio 2006

A Madalena e o Sapo :)

A Madalena, da Fundação do Gil, deu um espectáculo original e divertido na nossa sala. Veio mesmo a calhar, já que precisamos de eleger uma música e estamos a falar de arte.
Gostámos da música do sapo. Foi mesmo a que nos divertiu mais, porque é difícil pronunciar aquelas palavras todas de seguida e depressa! Um fartote de riso! A letra era assim:

Olha o sapo dentro do saco
Olha o saco com o sapo dentro
Olha o sapo enchendo o papo
E o papo do sapo soltando o vento

Tentem dizer esta lenga-lenga depressa. Não é fácil pois não? Uns minutos depois de tanto cantar, já não nos enganávamos.

A prof. Sónia escreveu uma frase que a Madalena disse sobre a música: "A música tem um coração, bate sempre certo." É uma frase bonita. Logo de seguida batemos o pé ao som de outra música e ainda dançámos o rock 'n' roll, depois de falarmos do Elvis Presley.
Para a Madalena aqui vai o nosso sapo de agradecimento. ;)

Queremos manifestar a nossa tristeza pela alta do Fábio! Sabemos que é bom para ele. Ter alta significa voltar a estudar e a trabalhar, mas ainda só passaram 30 minutos e estamos loucas de saudade: do seu sorriso, das suas brincadeiras e do seu sentido de humor. Fábio, não te perdoamos, se não fizeres umas visitas frequentes à nossa sala. Olha que sabemos que estás a estudar mesmo aqui em frente ao hospital! Desejamos-te o melhor do mundo. Beijinhos!

Sara Frederico, Vera Alexandra e Sónia


De volta:o Cavaleiro e a Vera!

"...naquela sala de Florença, aqueles homens discutiam os movimentos do Sol e da luz, e os mistérios do céu e da terra. (...) Falavam de estátuas antigas, falavam de pinturas acabadas de pintar. (...) E falavam de poesia, de música, de arquitectura. Parecia que toda a sabedoria da terra estava reunida naquela sala."

Sophia de Mello Breyner Andresen, "O Cavaleiro da Dinamarca", pag. 30, Ed. Figueirinhas

Voltei à sala Multimédia e pedi à prof. Sónia para continuarmos o estudo desta obra. Já me sinto melhor e com vontade de estudar.
O Cavaleiro está em Florença - terra da arte: da música, da literatura, da escultura e da pintura. A propósito de arte, a prof. Sónia perguntou-me se gostava de pintura e conhecia algum pintor. Gosto de pintura, mas não sei o nome de nenhum pintor! :( Então, amanhã, eu e a Sara vamos à procura de pintores renascentistas e contemporâneos para eleger os nossos favoritos. O mesmo vai acontecer com a música e com a literatura.

Vera Alexandra

04 maio 2006

As Mães dos Animais

Para receber os nossos coleguinhas do 1º ciclo, da Escola nº 1 de S. João do Estoril, lembrei-me de elaborar um trabalho parecido com o que eles estavam a fazer, no dia da sessão de TeleAula.
Eles contaram-nos que o trabalho consistia num livro para oferecer à mãe que falava sobre as características das mães dos animais. É claro que eles são pequeninos, mas a ideia agradou-me, a professora Sónia concordou e aqui estão as minhas palavras que lhes ofereço como um sinal de boas-vindas. Aproveito, também, para dedicar estes textos à minha mãe.

Características das Mães dos Animais

Formiga - é a mãe trabalhadora, porque está sempre a carregar comida para os filhos.




Tartaruga - é a mãe protectora, porque com a sua carapaça protege os seus filhos.

Borboleta - é a mãe dançarina, porque dança e anda à volta das árvores, flores e legumes para deixar os seus ovos (futuras larvas, lagartas que se vão assim alimentar).


Elefante - é a mãe que está sempre de trombas, porque os filhos são muito traquinas.

Leoa - é a mãe mais bonita de todas, porque tem um olhar felino. Os filhos são iguais à mãe - lindos!

Golfinho - é a mãe brincalhona, porque gosta de brincar com os seus filhotes.

Andorinha - é a mãe perfeita e preocupada, porque se preocupa com o conforto dos filhos e faz ninhos perfeitos.

Abelha - é a mãe muito trabalhadora, porque trabalha arduamente para fazer o mel e a casa para os filhos.

Gata - é a mãe carinhosa, porque leva os filhos na boca para os proteger dos predadores.

Cadela - é a mãe meiguinha, porque lambe os seus filhotes como se estivesse a dar-lhes muitos beijos.



DIA DA MÃE
O dia da mãe nenhum filho esquece,
porque o amor de mãe tudo merece.
Prestar-lhe-á singela homenagem
pela sua decisão e coragem!
Dar-lhe-á um bombom ou uma rosa,
tal como ela, linda, bela, saborosa!
Adivinhando-lhe os desejos:
um cento de abraços e de beijos.
Feliz Dia da Mãe!
desenhos elaborados pela Sara Frederico
pesquisa de imagens em www.google.com
Sara Frederico (quase a fazer 14 anos!)

03 maio 2006

A Pedido de Várias Famílias

Vamos elaborar um pequeno manual de utilizador, com noções básicas, que estará à vossa disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam existir ;)

Para quem quer escrever mensagens (posts) e pertence ao nosso blogue:

Para quem quer fazer comentários (amigos, familiares, etc.):

Agora, já não aceitamos desculpas esfarrapadas para não comentarem as nossas mensagens ou postarem as vossas informações!

Sara Frederico e prof. Sónia Bártolo


Ontem o Lanche foi Diferente

O Mauro fez 15 anos - já é um homem!!!
As professoras resolveram oferecer-lhe um lanche especial: a prof. Conceição fez um bolo de chocolate delicioso e a prof. Sónia fez as sanduíches. Foi uma tarde de convívio agradável, como podem verificar pelas fotos. As fotos estão desfocadas de propósito para ninguém nos reconhecer as caras ;) Terá sido? Ou será a prof. Sónia que não percebe nada de fotografia? Ela disse que a culpa tinha sido dela devido à emoção do momento.
Temos prometidos mais lanches especiais com as seguintes ementas:
waffles feitas na hora com chocolate derretido e compota;
donnuts recheados com chocolate e leite condensado.
Só estamos tristes, porque a Vera ficou na enfermaria a recuperar da operação :( Queremos a Vera de volta!
Um bolo de chocolate...
+ sanduíches= festa ;)
O delicioso bolo de chocolate desaparecido!
O Mauro, a Sara e a Queila
O Fábio pensativo: "a penny for your thoughts, my dear!"

A prof. Conceição (fabulosa cozinheira!) e a Sara sempre na brincadeira!

A prof. Sónia e a Sara: amigas para sempre!

Sara, Queila, Fábio e prof. Sónia Bártolo


This page is powered by Blogger. Isn't yours?